5 segredos para produzir uma motivação constante na sua equipe.

lauro_milhomem_gnc_90

O que fazer para manter sua equipe sempre motivada?

  1. Acolhimento

Todo ser humano traz implícito, como necessidade básica, o acolhimento. A ato de acolher, se traduz em respeito e humanização. Uma prática ausente no ambiente empresarial.

O acolhimento do novo colaborador, independente da função que ele irá exercer na empresa, deve ser conduzido com a apresentação da empresa, surgimento, evolução, linhas de produtos ou serviços, departamentos e seus ocupantes, documentos necessários ao desenvolvimento de suas tarefas, politicas, regulamentos, normas de segurança, seus fornecedores e clientes internos, relacionamento com cliente externo, plano de desenvolvimento humano e espiral de crescimento funcional na empresa.

Alguns minutos investidos pelo CEO de uma empresa na recepção de boas-vindas a um novo colaborador, combinada com um treinamento introdutório, faz a diferença na motivação do indivíduo, um simples gesto de acolhimento, que cria um estado de empoderamento, que pode ser convertido em bons resultados de alta produtividade, satisfação pessoal e dos demais envolvidos.

  2. Comunicação

            O que distingue efetivamente o ser humano das outras espécies é sua versatilidade na maneira de se comunicar com seus pares. Mas a comunicação que torna o ser humano tão superior aos outros animais, é também a origem dos principais e quase intermináveis conflitos em todos os campos da vida.

            O descuido do processo de comunicação é extremamente danoso ao funcionamento de uma empresa. Pesquisa veiculada na Revista Pequenas Empregas Grandes Negócios, indica que 76% dos projetos das empresas falham por deficiência na comunicação das pessoas envolvidas em todos os níveis da organização.

            A padronização das atividades e processos contribui decisivamente com a minimização de problemas decorrentes da interpretação de requisitos, desenvolvimento eficaz da atividade e entrega do serviço ou produto esperado pelo cliente.

            Padronizar a maneira de realização de uma atividade não significa engessar a ação ou tolher a criatividade do colaborador, mais estabelecer um padrão que garanta a qualidade preconizada pela empresa e deseja pelo consumidor.

   3. Treinamento

            O ser humano tem capacidades infinitas e pode potencializa-las diariamente, usando para tanto, o caminho do treinamento continuo. O desenvolvimento do potencial humano deve fazer parte do planejamento básico de toda empresa que busca surpreender positivamente seu cliente, oferecendo serviço ou produto com diferencial.

            Treinar é sempre um investimento com retorno garantido a empresa. O colaborador que aperfeiçoa sua atuação funcional, maximiza o tempo de execução das atividades, melhora a produtividade, reduz os custos e aumenta a satisfação pessoal e do consumidor.

            O treinamento em uma empresa deve fazer parte de sua agenda semanal. Sun Tzu, no livro A arte da guerra, escrito há 2.500 anos Ac, já apregoava que a função do general é treinar e continuar treinando e que uma pessoa que não tem conhecimento não deve assumir responsabilidades e uma pessoa que tem conhecimento deve assumir responsabilidades. Isso evidencia que a atividade principal da função de liderança é treinar seus liderados.

4. Metas claras

            A ausência de definição de metas compatíveis e necessárias a cada função e equipe ou ainda a falta de comunicação e esclarecimento delas ao colaborador ou equipe, gera ansiedade e angustia. Algo equivalente ao motorista, que precisa dirigir um veículo sem o marcador de velocidade em uma rodovia povoada de radares controladores de velocidade. O motorista atordoado pela falta de parâmetros para medir sua velocidade e o medo de ser autuado pode exceder ou reduzir demasiadamente a velocidade. Mas estará sempre incerto do que está acontecendo.

            Todo ser humano gostar de ser desafiado e as metas é uma maneira de proporcionar desafios aos colaboradores.

5. Acompanhamento

            Estabelecer e documentar o mais top padrão de qualidade não é o suficiente para o sucesso. Tudo que é colocado em prática no ambiente empresarial se não for permanente e criteriosamente acompanhado com a utilização de registro que mostre o andamento e possíveis disfunções do andamento de cada atividade, em pouco tempo as inovações deixam de existir e os problemas voltam a atordoar a rotina dos líderes.

            O controle é um dos quatro fatores que compõem o ato de administrar: Analise, planejamento, implantação e controle.  

Acesse agora o link: www.solucoesgnc.com.br, o software de gestão, que vai revolucionar sua empresa contábil. Cadastre sua empresa e solicite uma demonstração sem compromisso. Você vai conheça algo extraordinário!

 

Lauro Milhomem Coutinho

Professor/Coach/Consultor

Anúncios
1 Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s