A importância do QE nas relações de trabalho

 

lauro_milhomem_gnc_84

            A vida moderna exige dos viajantes do mundo corporativo e das famílias em desordem, além das competências técnicas fundamentais na execução das atividades inerentes as responsabilidades da função, algo de ainda mais profunda importância, que é do desenvolvimento de habilidades e competências no tocante ao relacionamento interpessoal, condição básica da existência humana.

            O relacionamento saudável é a fonte da comunicação ativa e geradora de resultados, tanto no campo pessoal, como no ambiente empresarial. Falhas na comunicação é o principal motivo de fracasso nos projetos das empresas. Pesquisa mostra que em 76% das empresas os projetos não dão certo porque os profissionais não sabem escrever bem, falar bem e se relacionar adequadamente com diferentes tipos de pessoas. http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI138376-17180,00-FALHAS+NA+COMUNICACAO+SAO+PRINCIPAL+MOTIVO+DE+FRACASSO+NOS+PROJETOS+DAS+EMP.html

            A comunicação é o meio natural da criação de vínculos entre as pessoas e o resultado para os envolvidos está diretamente ligada maturidade emocional – Quociente Emocional – QE, que é a capacidade de cada indivíduo entender sua importância e respeito ao outro. O comportamento de auto aceitação dá origem a autoconfiança, único caminho para negociações em que todos ganham.

            Stephen Covey, em seu livro o 8º Hábito, diz que o caminho para a construção de relacionamentos saudáveis e a realização de negociações tipo Ganha-Ganha, depende do nível de maturidade das pessoas envolvidas e que uma formula infalível é a criação de verdade alternativa, que para tanto, cada pessoa precisa expor sua verdade e sem julgamento prévio, ouvir a outra. Assim, a pessoa se livra do medo de não ser aceita em decorrência de questionamentos direcionados a sua ideia ou proposta e assume o compromisso de olhar para uma realização maior, com a contribuição de cada pessoa no burilamento de ideia antes pessoal, transformada em uma solução coletiva.

            Pensar na construção de resultados que envolva a coletividade, seja na família ou na empresa, o QE Quociente Emocional, é mais importante que o QI Quociente de Inteligência, pois o primeiro se usado com a finalidade de atingir um bem comum, ajuda as pessoas envolvidas a formarem um só corpo, sem perda da individualidade. Ao passo que o segundo, se a pessoa em destaque não tiver a maturidade suficiente para canalizar sua diferenciação para o atingimento de um bem comum, surge o individualismo e com ele as disputas, que vai desembocar em resultados insignificantes.

            Sou especialista na implantação de sistema de células de produção, com excelentes resultados na indústria do vestuário e metalúrgica. Resultados similares, também, foram atingidos na logística de carregamento de veículos na indústria de piso e agora já testado e aprovado sua aplicação com os mesmos resultados na Empresa Contábil, na execução das atividades das áreas: Fiscal, Contábil e Trabalhista, que em vez de distribuir as empresas por colaborador o gestor define a ordem de fechamento e distribui nas equipes. Cada equipe definida pela empresa, distribui entre seus membros as etapas de execução da obrigação a ser realizada e os lançamentos são feitos simultaneamente até a conclusão. O resultado é sempre redução de custo e aumento de produtividade. As pessoas se aproximam e passam a agir pensando de forma coletiva – equipe.

O software: GNC – Soluções em Gestão de Negócios Contábeis, foi pensado para facilitar a utilização dos princípios da Célula de Produção, ferramenta derivada do Just In Time, criada e utilizada na revolução da qualidade dos produtos e empresas japoneses, depois disseminada para o mundo.

            A maturidade de cada membro de uma equipe contribui diretamente para o fortalecimento das pessoas envolvidas. Mas isso depende da maturidade do empresário e demais líderes, que por não investirem no desenvolvimento do seu QE acabam impedindo o desenvolvimento de si, dos liderados e da própria empresa.

 

Acesse agora o link: www.solucoesgnc.com.br, o software de gestão, que vai revolucionar sua empresa contábil. Cadastre sua empresa e solicite uma demonstração sem compromisso. Você vai conheça algo extraordinário!

Lauro Milhomem Coutinho

Professor, Executive coach e consultor

Baixe Grátis.

capa-ebook-gnc300_424

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s